Ensino Fundamental
Em 2022, realizamos mais um sonho — compartilhado por nossos alunos e suas famílias — ao iniciar o Ensino Fundamental na unidade Tijuca.
Em 2025, conquistamos outra etapa importante: implantamos o Ensino Fundamental na unidade Botafogo.
Preceptoria de Alunos
Na Educação Infantil, temos um encontro trimestral entre a professora regente e os pais de cada aluno, chamado de Preceptoria.
Já no Ensino Fundamental, além da Preceptoria com os pais, realizamos quinzenalmente a Preceptoria com cada aluno.
Em cada encontro individual, o aluno e seu preceptor conversam sobre vários aspectos pedagógicos e humanos. Dessa forma, o aluno é conduzido a refletir sobre as conquistas que já obteve e o que deve observar para que possa, a cada dia, evoluir e alcançar o maior desenvolvimento possível de suas capacidades.
Conheça um pouco sobre as disciplinas oferecidas no Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
A alfabetização é um processo gradativo, que começa muito antes da escrita convencional. No Colégio Monte Alto, nossas crianças estão imersas no mundo letrado desde os primeiros anos de vida, em um ambiente que valoriza tanto a personalização quanto a vivência coletiva da aprendizagem.
Desde a turma do Berçário II, o contato diário com a leitura é parte da rotina. As crianças são constantemente expostas a diferentes formas de linguagem, como poesias, trava-línguas, ditados populares e histórias infantis, o que amplia seu repertório linguístico e desperta a curiosidade pelos textos.
Ao longo da Educação Infantil, professores e pais atuam como modelos de leitores, incentivando o interesse por diversos gêneros literários e promovendo o gosto pela leitura de forma natural e significativa.
No Ensino Fundamental, com base sólida construída nos primeiros anos, o foco passa a ser a fluência leitora, a compreensão de texto e o desenvolvimento da produção escrita. Como resultado desse trabalho, todos os alunos participam das Olimpíadas de Português, com muitos deles se destacando em competições de âmbito nacional.
Método Fônico
Em nosso colégio, adotamos o método fônico como base para o processo de alfabetização. Esse método parte da compreensão clara dos sons (fonemas) correspondentes a cada letra (grafema) do alfabeto, começando pelas vogais, por serem mais simples e sonoras, e avançando gradativamente para as consoantes e suas combinações.
A partir desse conhecimento, as crianças passam a formar sílabas, palavras, frases e textos, de maneira estruturada e significativa, desenvolvendo uma base sólida para a leitura e a escrita.
O ciclo de alfabetização no método fônico é bem definido, e utilizamos diversas estratégias para tornar a aprendizagem significativa, eficaz e prazerosa. Os recursos incluem jogos, músicas, atividades sensoriais, entre outros, sempre com o objetivo de garantir o sucesso de cada aluno em seu próprio ritmo.
Esse método dá continuidade ao trabalho iniciado na Educação Infantil, favorecendo a transição para o Ensino Fundamental e consolidando os pilares da alfabetização de forma segura e consistente.
Matemática
O ensino da matemática no Colégio Monte Alto começa desde a Educação Infantil, com a proposta da Matemática Divertida. Essa abordagem lúdica trabalha os conceitos matemáticos por meio de jogos, brincadeiras e desafios, despertando o interesse das crianças e preparando-as, de forma encantadora, para o universo dos números e do raciocínio lógico.
No Ensino Fundamental os alunos são convidados a desenvolver o raciocínio lógico de forma progressiva: primeiro com materiais concretos (como blocos e outros recursos manipuláveis), depois com representações visuais por meio de pictogramas (desenhos), até chegarem à abstração dos cálculos propriamente ditos.
Essa transição gradual facilita a compreensão profunda dos conceitos matemáticos, estimula o pensamento crítico e contribui para a fixação duradoura dos conteúdos.
Nosso projeto de matemática tem se mostrado sólido e eficaz, como demonstram os excelentes resultados dos nossos alunos em competições nacionais, como a Canguru de Matemática e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas).
Estudos do Meio
No Ensino Fundamental I, a curiosidade natural das crianças e o entusiasmo por descobertas são grandes aliados no processo de aprendizagem. Aproveitamos esse interesse para introduzir, de forma integrada e significativa, os conteúdos de Ciências, História e Geografia, por meio da disciplina de Estudos do Meio até o 3º ano, e como disciplinas separadas a partir do 4º ano.
Em Ciências, as aulas são organizadas em torno de temas relevantes e próximos da realidade dos alunos, como o corpo humano, os animais, o meio ambiente, os fenômenos da natureza e os espaços em que vivemos. A partir desses eixos, os alunos desenvolvem habilidades de observação, investigação e análise.
Na abordagem de História e Geografia, os conteúdos são aprofundados com foco no desenvolvimento do pensamento crítico, da leitura de mundo e da formação de uma consciência cidadã. As crianças aprendem sobre o passado e sua relação com o presente, a organização das sociedades, os aspectos culturais e sociais do Brasil e do mundo, além de noções de território, espaço geográfico, mapas e paisagens.
Como parte do nosso compromisso com uma formação completa, os alunos também são preparados para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), enriquecendo ainda mais seu repertório científico e despertando o interesse pela exploração do universo.
Inglês Diário
Assim como na Educação Infantil, os alunos do Ensino Fundamental têm aulas diárias de inglês, conduzidas por meio da metodologia de imersão. As aulas são ministradas por professores especialistas, de forma dinâmica, envolvente e contextualizada, promovendo o uso natural do idioma em diferentes situações.
Utilizamos o método e o material da Cambridge, referência internacional no ensino de inglês como segunda língua. Nosso objetivo é desenvolver, de forma equilibrada, a compreensão oral, a fluência na leitura e na fala, além do progresso gradual na escrita.
Com essa abordagem, buscamos formar alunos confiantes e capazes de se comunicar com clareza e segurança em inglês, ampliando suas oportunidades acadêmicas e culturais.
Educação Física e Psicomotricidade
O Programa Neuromotor é fundamental para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, promovendo o equilíbrio entre corpo e mente desde a infância.
Na Educação Infantil, as crianças participam diariamente de aulas de psicomotricidade, que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade e o controle corporal por meio de atividades lúdicas e dinâmicas.
No Ensino Fundamental, a atividade física é oferecida diariamente, com uma variedade de esportes que abrangem tanto modalidades coletivas quanto individuais, incentivando o trabalho em equipe, a disciplina e o desenvolvimento das habilidades motoras.
Além das aulas regulares, disponibilizamos na grade curricular aulas especializadas, como Jiu-Jitsu para os meninos e Ginástica Rítmica para as meninas.
Artes
A alegria de usar pincel e tinta, tão característica da Educação Infantil, evolui para a apreciação de grandes obras-primas e para a descoberta de que o universo das artes plásticas vai muito além da simples pintura em tela.
A partir do estudo de diferentes obras e técnicas, buscamos fomentar em nossos alunos uma admiração duradoura pelas artes, estimulando a expressão criativa, a reflexão e a contextualização histórica e cultural das produções artísticas.
Assim, despertamos a imaginação e incentivamos o olhar sensível para a diversidade de linguagens artísticas, ampliando o repertório cultural e o senso crítico dos estudantes.
Música
Na Educação Infantil, nossos alunos têm contato diário com a música clássica, além de participarem de aulas de música divertidas e envolventes, nas quais já são introduzidos aos conceitos básicos de ritmo, tons e notas musicais.
No Ensino Fundamental, o aprendizado musical é aprofundado por meio da prática de canto coral e do ensino de instrumentos musicais, proporcionando uma experiência mais completa e enriquecedora que desenvolve a sensibilidade, a coordenação e o gosto pela música.
Religião
Nosso colégio segue a orientação católica. No Ensino Fundamental, os alunos continuam participando das aulas de religião semanalmente, além de realizarem pequenas orações ao longo do dia, integrando a espiritualidade à rotina escolar.
Durante as aulas, eles aprendem sobre os sacramentos, a Igreja, os tempos litúrgicos, a vida de Jesus e Seus ensinamentos, bem como sobre a importância da oração e do amor ao próximo. Dessa forma, nossos alunos desenvolvem uma visão transcendente de si mesmos e do mundo, amadurecendo sua vida de fé e piedade.
Nesse processo, apoiamos e preparamos os alunos para o momento da Primeira Comunhão, sempre respeitando a decisão de cada família.
Virtudes
Na Educação Infantil, trabalhamos com nossos alunos, de forma criativa e alegre, a construção de pequenos bons hábitos, expressos em ações concretas como, por exemplo, “Como de tudo para crescer” e “Guardo cada coisa em seu lugar”. Essas pequenas atitudes, quando repetidas com frequência, são as primeiras sementes para o desenvolvimento das virtudes.
No Ensino Fundamental, entendemos que nossos alunos estão em um momento de amadurecimento, capazes de refletir sobre sua identidade e as consequências de suas escolhas. Assim, eles desenvolvem o autoconhecimento, tomando consciência de que são amados e começam a orientar suas ações para o bem, exercendo o serviço aos outros.
As aulas de virtudes são semanais e fundamentadas no programa da coleção Quero Querer – Educação do Caráter e da Afetividade, da Solar Colégios, além do material exclusivo desenvolvido pelo colégio, intitulado Trilha das Virtudes.
Xadrez
Oferecemos aulas semanais de xadrez para nossos alunos, proporcionando um espaço dedicado ao desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração e da tomada de decisões estratégicas. Por meio deste jogo milenar, estimulamos habilidades cognitivas importantes, além de promover a disciplina e o respeito às regras, contribuindo para a formação integral dos estudantes de maneira divertida e desafiadora.