Colégio Monte Alto

Proposta Pedagógica

O principal objetivo do Projeto Optimist, projeto pedagógico utilizado na Educação Infantil, é alcançar a formação completa e integral dos alunos, baseada na Educação Personalizada. Consideramos que cada aluno é uma pessoa única e irrepetível, chamada a alcançar o máximo desenvolvimento de suas capacidades e atitudes. Para tanto, necessitamos conhecê-lo bem e respeitá-lo, atendendo às suas necessidades e características pessoais e a querê-lo como é, inspirando-lhe confiança e segurança.

 

Aprendizagem Oportuna

A aprendizagem oportuna visa aproveitar os momentos sensitivos da criança de modo a oferecer estímulos adequados para o seu desenvolvimento integral.

Educação Personalizada

Cada criança é única e possui o seu próprio ritmo de aprendizado, suas habilidades e seus pontos a desenvolver. 

A nossa proposta busca observar e tratar cada aluno de forma personalizada, em parceria com as famílias, para aproveitar ao máximo o momento de desenvolvimento em que se encontra e atuar adequadamente em sala de aula. Essa formação completa, que possibilita o pleno desenvolvimento da personalidade, manifesta-se nos seguintes aspectos:

  1. O desenvolvimento físico-orgânico

Através de atividades físicas e neuromotoras estimula-se o desenvolvimento sensorial e motor, o que possibilita uma melhor organização neurológica.

  1. O desenvolvimento intelectual

Procura-se alcançar o máximo desenvolvimento da capacidade de cada criança, aproveitando sua curiosidade natural e incentivando a interação com seu entorno, que deve ser rico de estímulos e objetos para explorar e conhecer.

  1. A educação da vontade

Através da repetição frequente de atos simples, incentivados com frases curtas, tais como: “Cada coisa em seu lugar”, “Compartilho meus brinquedos”, potencializa-se a aquisição de hábitos bons, fundamento de virtudes. 

  1. O desenvolvimento afetivo e social

A convivência com outras crianças oferece inúmeras ocasiões para o desenvolvimento social. Nosso programa educativo promove o desenvolvimento da autoestima e da segurança pessoal, com um enfoque positivo e acolhedor.

Identidade católica

O Colégio Monte Alto tem e manifesta identidade católica. Inspirados pelos ensinamentos de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, acreditamos que os pequenos deveres e situações de cada dia podem ser ocasião de amar e servir a Deus.

Os alunos têm aula de Religião uma vez por semana para que, de forma lúdica e adequada para cada faixa etária, comecem a aprender sobre os ensinamentos da Igreja Católica e iniciem, também orientados pela família, a sua vida de piedade. Pequenas orações no início do dia e antes das refeições fazem parte da rotina dos nossos alunos.

Material Pedagógico

Nosso material pedagógico, fornecido pela Solar Colégios, é extremamente atrativo para as crianças. Diversas ferramentas lúdicas estão presentes nele, como por exemplo: cada turma possui um mascote que protagoniza contos e introduz atividades. Temas relevantes e próximos à realidade são trabalhados mensalmente, favorecendo o ganho de vocabulário e a aprendizagem de conceitos. A esses temas chamamos de Centros de Interesse, que contemplam temáticas como: Primavera, Outono, Meios de Transporte, Animais, Frutas e muitos mais.

Os temas são apresentados e explorados através de atividades prévias fazendo uso de diferentes materiais concretos. As fichas de êxito trazem as atividades contendo os temas a serem trabalhados e em seu verso os objetivos e as sugestões para sua realização, além de serem muito bem ilustradas. 

Os pais recebem no início de cada mês, fichas com informações acerca do Centro de Interesse e da Virtude a serem trabalhados ao longo das semanas. Esses informativos também contêm sugestões de como os pais podem trabalhar os temas em casa.

A fim de complementar as informações enviadas aos pais a respeito do trabalho pedagógico realizado no colégio, as professoras enviam semanalmente, através da agenda eletrônica, um resumo do que foi trabalhado em sala de aula com relatos e fotos.

Educação em valores e virtudes

A educação em valores deve começar desde cedo, propiciando a aquisição de bons hábitos que ajudarão a criança a se desenvolver e crescer nas virtudes. Os períodos sensitivos devem ser aproveitados para desenvolver hábitos de ordem, obediência, sinceridade, generosidade, alegria, trabalho, generosidade, respeito à natureza, entre outros. 

A atuação conjunta entre família e escola favorece efetivamente a aquisição desses hábitos, que contribuem para a autonomia e o desenvolvimento integral da criança. 

Temos um programa de educação em virtudes, no qual desenvolvemos atividades e incentivamos a prática de um ou dois pequenos bons hábitos relacionados a uma virtude. Os pais recebem mensalmente um informativo contendo a virtude a ser trabalhada e sugestões de como trabalhar esse aspecto em casa também. 

Nosso refeitório também é pedagógico. Estimulamos a autonomia das crianças, que são encorajadas a experimentar todos os alimentos oferecidos e orientadas a sentarem-se corretamente durante as refeições, esperar os outros, bem como fazer o uso correto dos talheres e guardanapo.

A partir do Berçário II, são oferecidas, semanalmente, aulas de religião, baseadas na doutrina católica. Essas aulas sedimentam ainda mais o trabalho com as virtudes.

Preceptoria

Realizamos reuniões trimestrais entre a professora regente e os pais de cada aluno, a esses encontros chamamos de preceptorias. Nessas ocasiões, são partilhados e alinhados detalhes da rotina da criança e de seu desenvolvimento, tanto em casa como na escola. Além disso, durante as preceptorias, temos a oportunidade de identificar os pontos angulares no desenvolvimento do aluno e traçar um plano de ação

Formação dos pais

Entendemos que os pais são os protagonistas da educação de seus filhos e, para tanto, também precisam se formar para essa missão. Oferecemos palestras de formação aos pais com o intuito de alinhar a parceria pais-colégio e instigar os pais a aprofundarem o seu conhecimento sobre diversos temas relacionados à educação, ao desenvolvimento infantil e à família.

Formação da equipe

Entendemos que a formação dos pais e de toda a nossa equipe antecede a formação dos nossos alunos, pois precisamos nos preparar e atualizar constantemente para educar e ser exemplo para as crianças. Nossa formação com a equipe é diária e aborda os seguintes temas: desenvolvimento infantil, pedagogia em geral, nosso projeto pedagógico, antropologia, português e inglês.

Quando falamos em educação personalizada precisamos ter sempre em mente que necessitamos estudar a fundo sobre todas as dimensões da criança: físico-orgânica, intelectual, educação da vontade, afetiva e social. 

Alimentação saudável

Nossas nutricionistas, além de elaborarem com muito cuidado e profissionalismo os deliciosos cardápios, acompanham algumas das refeições dos alunos, promovem treinamento da nossa equipe de cozinha, atendem aos pais que solicitam reuniões e ainda realizam oficinas culinárias com os nossos alunos.  Todo esse acompanhamento auxilia os alunos a adquirirem excelentes hábitos alimentares.