Educação Infantil

Educação Infantil

Vê mais longe quem sobe mais alto

Para oferecer uma educação de altíssimo nível, escolhemos o método espanhol de “Fomento de Centros de Enseñanza”, que tem sido um modelo de sucesso há mais de 60 anos e aplicado por mais de 500 colégios ao redor do mundo.

Baseado em uma sólida formação acadêmica, humana e cristã, é um método cujo objetivo não é apenas a aquisição de conhecimento, mas também a formação de pessoas íntegras, capazes de construir uma sociedade melhor.

No Brasil, a Solar Colégios é a entidade responsável pela aplicação da proposta de Educação Personalizada, adaptando-a à realidade brasileira, com mais de 5.000 alunos em todo o país.

Conheça um pouco sobre as disciplinas oferecidas no Ensino Infantil

Matemática Divertida​

A introdução da matemática para nossos alunos acontece de forma leve e encantadora, por meio da atividade Matemática Divertida.

Como o nome sugere, ela é divertida porque trabalha os conceitos matemáticos através de jogos, brincadeiras e pequenos desafios, despertando o interesse e preparando as crianças para o universo dos números e do raciocínio lógico.

Para tornar o aprendizado mais concreto e significativo, utilizamos materiais manipulativos como blocos lógicos, barras de Cuisenaire, ábaco, entre outros recursos. Essa abordagem prática e lúdica facilita a compreensão dos conceitos e ajuda a desenvolver, desde cedo, uma relação positiva com a matemática.

Audições de Música Clássica​

A educação por meio da música é uma poderosa ferramenta para que as crianças descubram, compreendam e se conectem com a realidade ao seu redor, especialmente aquela acessível por sua percepção e experiência.

Além das aulas de música, que acontecem duas vezes por semana, nossos alunos participam diariamente de momentos de audição de música clássica. Essa prática promove um ambiente de escuta atenta, sensibilidade e apreciação artística.

Diversos estudos científicos apontam que a música clássica tem um impacto significativo no desenvolvimento intelectual, emocional e criativo das crianças. Além disso, ela contribui de forma eficaz para o aumento da concentração.

Mural de Linguagem​

A aquisição da linguagem acontece, principalmente, por meio da imersão, imitação e repetição. Pensando nisso, utilizamos a estratégia do Mural de Linguagem (TAP), uma atividade diária que estimula o desenvolvimento linguístico das crianças de forma lúdica e significativa.

Nesse espaço, trabalhamos trava-línguas, adivinhações, poesias e ditados populares, sempre relacionados ao tema do Centro de Interesse do mês. Esses recursos textuais desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem da linguagem, pois despertam a curiosidade, o senso rítmico e o prazer pela oralidade.

Com essas atividades, as crianças desenvolvem uma articulação oral mais clara, ampliam o vocabulário, aprimoram a compreensão das palavras e fortalecem sua capacidade de memorização.

Programa Neuromotor - Psicomotricidade​

A educação psicomotora é uma base essencial para o desenvolvimento integral da criança, sendo ponto de partida para diversas áreas da aprendizagem, como a linguagem, a escrita, a atenção e a socialização.

Em nosso Programa Neuromotor, os alunos participam diariamente de aulas de psicomotricidade, que envolvem circuitos, jogos motores e atividades lúdicas que estimulam o corpo e a mente. Esses momentos são planejados para desenvolver habilidades como equilíbrio, coordenação, lateralidade, noção espacial e ritmo — sempre de forma divertida e prazerosa.

Mais do que movimentar o corpo, essas atividades promovem autoconhecimento, concentração, autonomia e confiança.

Estações de Aprendizagem​

A atividade de Estações de Aprendizagem consiste na organização de diferentes espaços na sala de aula, onde são propostas atividades variadas, realizadas em pequenos grupos e de forma rotativa.

Essa abordagem favorece o desenvolvimento da autonomia, da organização e da comunicação interpessoal entre os alunos. As estações são planejadas com intencionalidade pedagógica, abordando conteúdos de forma lúdica e significativa, e promovendo o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.

Trata-se de uma metodologia dinâmica que estimula a cooperação, a escuta e a responsabilidade, tornando o ambiente mais ativo e participativo.

Inglês Diário e por Imersão

Quanto mais cedo as crianças são expostas a um novo idioma, maior é sua capacidade de assimilá-lo com naturalidade. Pensando nisso, em nosso colégio, as aulas de inglês são diárias e realizadas por meio da imersão — ou seja, toda a comunicação durante a aula acontece exclusivamente em inglês.

As professoras especialistas trabalham os mesmos temas do Centro de Interesse que estão sendo desenvolvidos em português, o que cria conexões significativas e facilita a aprendizagem dos alunos.

A ludicidade é um elemento central nas aulas, que são recheadas de músicas, histórias, jogos e brincadeiras, tornando o processo de aquisição da segunda língua leve, prazeroso e eficaz.

Grafomotricidade

As atividades de grafomotricidade são realizadas diariamente com o objetivo de preparar o cérebro — e, consequentemente, os membros superiores — para a execução de movimentos finos e precisos, fundamentais para o desenvolvimento da escrita.

Por meio de exercícios motores específicos, as crianças desenvolvem coordenação, força, controle e consciência corporal, criando uma base sólida para a aquisição da letra cursiva. Nosso trabalho é fundamentado em estudos que demonstram os benefícios da cursiva no estímulo à fluência da escrita, à organização do pensamento e à concentração.

Dessa forma, oferecemos estímulos adequados e progressivos, respeitando o ritmo de cada criança, para que construam uma caligrafia clara, funcional e bem desenvolvida. Tendo por base estudos que comprovam os benefícios da aprendizagem da letra cursiva, oferecemos aos nossos alunos estímulos direcionados ao preparo e a aquisição de uma boa caligrafia.

Leitura

Em nosso colégio, temos um projeto voltado para a aquisição completa das habilidades linguísticas, tornando a leitura fluente uma consequência natural e consistente ao final do processo.

O incentivo à leitura começa desde cedo, com momentos diários de contação de histórias, que despertam o interesse, ampliam o vocabulário e estimulam a imaginação dos alunos. A partir dos 3 anos, iniciamos um projeto de leitura estruturado, baseado na consciência fonológica e desenvolvido por meio de atividades lúdicas e significativas.

Nas turmas de Pré-alfabetização, além das atividades em grupo, realizamos também a leitura individual, o que permite às professoras acompanhar de forma mais precisa o ritmo e as necessidades de cada aluno. Esse acompanhamento personalizado garante intervenções mais eficazes e respeita o tempo de aprendizagem de cada um.

Conheça nossas unidades

Unidade Tijuca

Rua Pontes Correia, 63 - Andaraí

Unidade Botafogo

Rua Guilhermina Guinle, 127 - Botafogo

Faça Parte da Família Monte Alto

Que tal marcarmos um horário para você conhecer uma de nossas unidades?