Fundamental

Ensino Fundamental I

Em 2022, conseguimos realizar mais um sonho, que também se tornou um sonho dos nossos alunos e de seus pais: começamos a oferecer o 1º ano do Ensino Fundamental nas unidades Tijuca e Niterói. E em 2023, começamos a oferecer o 2º ano do Ensino Fundamental na unidade Tijuca.

​Preceptoria de Alunos

Na Educação Infantil, temos um encontro trimestral entre a professora regente e os pais de cada aluno, chamado de Preceptoria.

Já no Ensino Fundamental, além da Preceptoria com os pais, realizamos quinzenalmente a Preceptoria com cada aluno.

Em cada encontro individual, o aluno e seu preceptor conversam sobre vários aspectos pedagógicos e humanos. Dessa forma, o aluno é conduzido a refletir sobre as conquistas que já obteve e o que deve observar para que possa, a cada dia, evoluir e alcançar o maior desenvolvimento possível de suas capacidades.

E como é importante esse acompanhamento para o desenvolvimento e amadurecimento dos nossos alunos!

Conheça um pouco sobre as disciplinas oferecidas no 1º ano do Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa

A alfabetização é um processo gradativo e nossas crianças estão mergulhadas nele desde o primeiro contato com o mundo letrado. 

No Colégio Monte Alto, isso acontece de forma personalizada e coletiva onde as crianças são convidadas a estarem a todo o tempo imersas neste contexto.

Desde a turma do Berçário II elas têm contato diário com gêneros literários. Progressivamente, conhecem poesias, trava-línguas, ditados populares, histórias infantis, entre outros. Durante os anos da Educação Infantil, vão tendo como modelos de leitores seus professores e seus pais, para que possam se espelhar e despertar a curiosidade para diferentes gêneros literários. 

No 1º ano do Ensino Fundamental, aproveitando toda a base oferecida na Educação Infantil, o objetivo é que alcancem a fluência na leitura, uma melhor compreensão do texto e uma boa produção de escrita.

Método Fônico

Utilizamos o método fônico, também chamado de método fonético. A partir da compreensão dos sons de cada grafema do alfabeto, começando com as letras mais simples (vogais) e caminhando até as mais complexas (consoantes), a criança vai tornando-se capaz de formar sílabas, palavras, frases e textos.

Neste método, o ciclo de alfabetização é bem definido. Utilizamos inúmeras maneiras de desenvolver o caráter significativo da aprendizagem dos alunos e estratégias para garantir que a alfabetização seja bem-sucedida. 

O método garante, assim, a continuidade do  que é  introduzido e trabalhado já na Educação Infantil.

Matemática

Iniciamos a apresentação da matemática aos nossos alunos ainda na Educação Infantil, com a Matemática Divertida! É divertida porque trabalha os conceitos matemáticos a partir de jogos, brincadeiras e pequenos desafios, encantando e preparando os nossos alunos para o mundo dos números e do raciocínio lógico.

No Ensino Fundamental, além dos livros didáticos, utilizamos a metodologia e os materiais manipulativos da matemática de Singapura, na qual os alunos são convidados a desenvolver ainda mais o raciocínio lógico. Nas aulas, antes de realizarem os cálculos de forma abstrata (as contas propriamente ditas), os alunos manipulam diversos materiais concretos (blocos e outros) e estruturam o raciocínio por meio de pictogramas (desenhos). Além de facilitar o entendimento, essa dinâmica auxilia na fixação do conteúdo apresentado.

Estudos do Meio

Com 6 anos, a curiosidade natural das crianças e o interesse por histórias e novas descobertas ainda é um fator muito relevante e podemos aproveitar esse momento para introduzir o ensino de Ciências, História e Geografia. Na disciplina de Estudos do Meio, trabalhamos esses conteúdos com temas como o corpo humano, os animais e o meio ambiente, além de levar esse conhecimento para vários projetos práticos.

Inglês Diário

Assim como na nossa Educação Infantil, os alunos do Ensino Fundamental têm aulas de inglês diariamente e por imersão. As aulas são ministradas por um professor especialista de forma divertida e ampla. Utilizamos o método e o material de Cambridge. Temos como objetivo a compreensão, a fluência na leitura e na fala e o desenvolvimento progressivo da escrita.

 

Educação Física e Psicomotricidade

O programa neuromotor é a base para o desenvolvimento integral dos alunos. Na Educação Infantil, os alunos participam diariamente das aulas de psicomotricidade.

Entendemos que, com 6 anos, as crianças ainda necessitam de uma continuidade nas atividades propostas pelo programa neuromotor e atividade física diária. Contudo, verificamos que eles também já possuem maturidade suficiente para inserirmos os jogos competitivos e colaborativos. Com isso, além das aulas de Psicomotricidade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participam de aulas de Educação Física.

Artes

A alegria de utilizar pincel e tinta e realizar uma pintura, típica da Educação Infantil, se transforma na contemplação de belas obras-primas e na descoberta de que o mundo das artes plásticas vai muito além da tela. A partir do estudo de obras e técnicas, desejamos fomentar em nossos alunos uma eterna admiração pelas artes, explorando a expressão e a contextualização das obras, despertando a imaginação.

Música

Na Educação Infantil, os nossos alunos tem contato diário com a música clássica, além de aulas de música bem divertidas no qual já introduzimos a noção de ritmo, tons e notas musicais.

No 1º ano do Ensino Fundamental, nossos alunos aprofundam ainda mais o aprendizado dos conceitos básicos da música com a prática de Canto Coral e Instrumentos Musicais.

 

Religião

Nosso colégio é de orientação Católica e no Ensino Fundamental, nossos alunos continuam participando da aula de religião semanalmente e fazendo pequenas orações ao longo do dia.

Aprendem um pouco mais sobre os sacramentos, a Igreja, os tempos litúrgicos, a vida de Jesus e Seus ensinamentos sobre a oração e o amor. Assim nossos alunos vão desenvolvendo uma visão transcendente de si e do mundo e amadurecendo a vida de piedade.

Virtudes

Na Educação Infantil, trabalhamos com nossos alunos, de maneira criativa e alegre, pequenos bons hábitos expressos em pontos concretos como, por exemplo, “Como de tudo para crescer” e “Guardo cada coisa em seu lugar”. Essas pequenas boas ações, quando realizadas repetidamente, são as primeiras sementes para a aquisição das virtudes.

Já no Ensino Fundamental, entendemos que nossos alunos estão amadurecendo e já podem refletir sobre quem são e sobre as consequências de seus atos. Dessa forma, adquirem autoconhecimento, tomando consciência de que são amados, e começam a orientar as suas ações para a realização do bem no serviço aos demais. Aqui começam a brotar os primeiros botões do jardim das virtudes.

Nossas aulas de virtudes são semanais e baseadas no programa da coleção Quero Querer – Educação do caráter e da afetividade, da Solar Colégios.