Projeto Pedagógico Infantil
Programa Neuromotor - Psicomotricidade
A educação psicomotora é uma base importante para o desenvolvimento da pessoa e o ponto de partida para vários aspectos da aprendizagem. Os alunos participam diariamente das aulas de psicomotricidade, que incluem circuitos e jogos motores, além de muita diversão.
Audições de Música Clássica
A educação através da música é um meio para que as crianças descubram, conheçam e compreendam aquilo que configura sua realidade, principalmente a que está ao alcance de sua percepção e experiência. Além das aulas de música, que acontecem duas vezes na semana, as crianças participam de um momento de audição de música clássica diariamente. Diversos estudos científicos têm demonstrado que a música clássica tem um poderoso efeito no desenvolvimento intelectual e criativo das crianças, além de auxiliarem efetivamente na concentração.
Estações de Aprendizagem
A atividade de Estações de Aprendizagem consiste na organização de determinados espaços nos quais são realizadas diferentes atividades em pequenos grupos. Essa proposta favorece a autonomia das crianças e a comunicação interpessoal
Grafomotricidade
Atividades motoras são realizadas diariamente de forma a preparar o cérebro e consequentemente os membros superiores para a realização de movimentos finos e precisos. Essas atividades têm por objetivo preparar a criança para um bom desenvolvimento da escrita.
Tendo por base estudos que comprovam os benefícios da aprendizagem da letra cursiva, oferecemos aos nossos alunos estímulos direcionados ao preparo e a aquisição de uma boa caligrafia.
Inglês Diário
As crianças, quanto mais novas, mais facilidade apresentam em aprender outro idioma.
No nosso colégio, as aulas de inglês são diárias e por imersão, ou seja, a aula é toda em no idioma estrangeiro. As professoras especialistas trabalham o mesmo tema do Centro de Interesse que a professora está trabalhando em português, o que facilita a aprendizagem dos alunos. A ludicidade é inserida a partir de músicas, histórias, jogos e brincadeiras.
Leitura
Temos um projeto voltado para uma completa aquisição de habilidades linguísticas, o que torna a aquisição da leitura fluente uma consequência evidente ao final do processo. Trabalhamos com o incentivo à leitura desde cedo, através da contação de histórias diárias aos nossos alunos. Além disso, a partir dos 3 anos, temos um projeto de Leitura baseado na construção da consciência fonológica e permeado por atividades lúdicas. Nas turmas de Pré, é realizada também a leitura individual, na qual as professoras conseguem acompanhar o ritmo da aprendizagem de cada aluno, o que muitas vezes não é possível ser percebido com tanta clareza nas atividades de leitura em grupo, onde a turma segue um ritmo geral.
Matemática Divertida
Iniciamos a apresentação da matemática aos nossos alunos com a atividade de Matemática Divertida. É divertida porque trabalha os conceitos matemáticos a partir de jogos, brincadeiras e pequenos desafios, encantando e preparando os nossos alunos para o mundo dos números e do raciocínio lógico. Para facilitar e concretizar o pensamento matemático, as atividades são desenvolvidas a partir da experimentação de materiais concretos, como blocos lógicos, barra de Cuisenaire, ábaco, entre outros.
Mural de Linguagem
A aquisição da linguagem se realiza, essencialmente, por imersão, imitação e repetição. No mural de atividades, a linguagem é trabalhada diariamente com poesias, trava-línguas, ditados populares e adivinhações, relacionados ao tema do Centro de Interesse. Esses recursos textuais desempenham um papel essencial nesse processo. Com essas atividades, as crianças vão adquirindo uma articulação oral das palavras mais clara, uma melhor compreensão delas, ampliando o vocabulário e a capacidade de memorização.